Tradução Lee Koon Hung – Trecho “Choy Lay Fut:The Dynamic Art of Fighting”

 

book1

 Lee Koon Hung,grão-mestre do estilo Choy Lay Fut, escreveu o livro “The Dynamic Art of Fighting” com o objetivo de resumir em linguagem clara e direta,e com a ajuda de imagens, as principais técnicas do estilo. O mestre escreveu outras obras de tamanho menor, em sua maioria para explanar sobre o uso de armas específicas. Este livro em questão é consideravelmente amplo e abrange técnicas de punho, palma, chutes e aplicações. É um documento inestimável para os aprendizes do estilo, porque foi escrito pelo artista que é considerado seu melhor praticante. Estou traduzindo a obra, que, infelizmente, não vou poder disponibilizar na íntegra, mas pretendo postar partes dela no blog. Abaixo um pequeno trecho da parte introdutória do livro, ainda sem a revisão final.

AS CARACTERÍSTICAS DA APLICAÇÃO

Na aplicação das técnicas e movimentos, o Choy Lay Fut dá destaque aos deslocamentos e movimentos imprevisíveis, e não à luta rígida.Este estilo coloca a mesma ênfase no ataque e na defesa com os braços. Os quatro membros auxiliam uns aos outros. Contudo, as técnicas de mão são particularmente bem desenvolvidas.

Embora a mecânica de ataque e defesa do Choy Lay Fut Kung Fu seja em forma de arco, ele não cobre uma área grande. Os deslocamentos são feitos de acordo com a postura e existem outras ações para auxiliá-los; isso faz com que esses deslocamentos de arcos curtos não sejam apenas potentes, mas também possam ser interpretados como uma forma de prevenir os movimentos dos adversários. Além disso, o Choy Lay Fut possui ataques em linha reta, como o “punho da pantera” e o os “agarramentos”, que são técnicas de defesa e ataque lineares muito conhecidas.

Com relação ao aspecto defensivo, como as técnicas são geralmente utilizadas como ações de ataque, muitas habilidades de defesa são de grande força. As técnicas de chute, por exemplo, podem ser usadas como um ataque direto ou como um movimento preparatório para o ataque. Antes que os chutes ocorram, as mãos podem distrair a atenção do oponente. Depois, não importa se o chute foi eficiente ou não, os aprendizes do Choy Lay Fut irão conectar um ataque imediato.

As técnicas de ataque e explosão são baseadas em uma força “dinâmica” instantânea, e não só em uma contração muscular e impulso em direção a um determinado alvo de uma forma rígida. Além disso, quando esta força instantânea é defensiva ela é auxiliada pela ação de torção da cintura e do movimento suave da postura e dos ombros, de maneira a adicionar maior potência ao ataque. Fazer uso tanto do “comportamento” como da fraqueza do adversário para defender ou atacar de imediato é a principal característica do estilo.

Os alvos do ataque são sobretudo os ossos e juntas. Todos os movimentos são concentrados em enfraquecer os pontos vitais do corpo do adversário e muitos deles são centrados na penetração dos pontos que dão força ao oponente, de modo a diminuir sua potência e impedi-lo de dar sequência aos golpes.

Tradução Ana Calazans

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s