Tradução Lee Koon Hung – CAP 4 ATAQUES DE PALMA “Choy Lay Fut:The Dynamic Art of Fighting”

book1

 

Como escrevi no primeiro post sobre esse livro, ele é um documento inestimável para os aprendizes do Choy Lay Fut.  A despeito de seu valor histórico e técnico, ele é um manual para iniciantes no estilo. Os praticantes mais antigos talvez achem o livro simplório.  Para mim, no entanto, ver as imagens do mestre, ler suas explicações e, principalmente, apreciar sua generosidade em escrever um registro deste tipo – ainda mais se tratando de um artista de seu nível em uma época em que o “controle da informação” era tão valorizado – compensa largamente o trabalho de tradução: o grão-mestre Lee Koon Hung  (1942 -1996) tinha uma excelente didática, mas escrevia pessimamente (rs). Abaixo o Capítulo 4 sobre os ataques de palma com a imagens; editei brevemente o material, basicamente as imagens, para que ele se adequasse à publicação online.

ATAQUE DE PALMA

O Choy Lay Fut incorporou a essência da arte marcial do “Monge Grama Verde”, assim, a Palma Budista, na qual o monge era especialista, certamente desempenha um papel importante no estilo. Depois de aperfeiçoada pelo fundador do Choy Lay Fut, Chan Heung, e outros instrutores, a palma budista não apenas preservou sua força original, firmeza e “solenidade”, mas se tornou muito mais maravilhosa e hábil

As palmas do Choy Lay Fut Kung Fu usam principalmente o fim e a lateral da palma para atacar as partes frágeis dos oponentes. Mas, transformadas pelas habilidades, essas técnicas não se limitam ao final e à lateral da palma. A empunhadura pode não ser tão afiada ou surpreendente, no entanto, ela é sutil, ardilosa, adaptável e instantânea. Além disso, como é flexível e natural, não necessita de muita ênfase no timing; e ainda é muito conveniente para uma luta rápida

O TEMPLO SHAOLIN E O BUDISMO

Os monges budistas e o kung fu chinês são intimamente ligados. Diz-se que quem reformou e reorganizou o kung fu na China foi um monge indiano, Tamo [Bodhidharma]. O Templo Shaolin há muito tempo é considerado o local sagrado e terra fundadora do kung fu chinês. Por essa razão, além do Choy Lay Fut Kung Fu existem vários outros estilos que estão direta ou indiretamente conectados com o Templo Shaolin e seus monges.  Além disso, o kung fu chinês foi imensamente influenciado pelo budismo.

A “Palma Penetrante” introduzida neste livro foi selecionada da Palma Budista. A Palma Budista, na verdade, é formada por tipos variados de técnica; tais técnicas foram criadas por um abade shaolin que transformou os gestos das orações dos monges em arte marcial.  Portanto, as técnicas e conhecimentos do Choy Lay Fut introduzidos neste livro são apenas um setor de toda essa arte.  Os outros aspectos, tais como a filosofia, só podem ser discutidos em outra edição.

3 (2)

PALMA VERTICAL

Eleve a mão e a desça verticalmente. A força da pancada enfraquece o poder do oponente temporariamente.

A palma vertical é normalmente combinada com a “garra do tigre”: durante o ataque, enquanto a palma desce, os dedos imediatamente se articulam juntos para formar uma garra para arranhar o rosto do oponente.

Quando se ataca o rosto do oponente se deve usar, ao mesmo tempo, os dedos para arranhar seu rosto e seus olhos. Este é um ataque muito violento, deve-se ter em mente, contudo, que “se você é gentil com seu oponente, não está sendo gentil com você”

Alvos principais do ataque

  1. Têmporas
  2. Entre os olhos
  3. Nariz
  4. Abaixo da orelha
  5. Laterais do pescoço

5 (2)6 (3)

PALMA RETA

Um ataque em linha reta. O alcance é pequeno, mas a força é grande. A força deste golpe de palma vem do giro dos ombros e da cintura. A palma reta é excelente para ataques repentinos, corpo-a-corpo e contra ataques.

Atacar as articulações que dão força aos braços não tem como efeito apenas o enfraquecimento do ataque de seu oponente, também o desequilibra. Dessa maneira ele perde a habilidade de desferir um contra-ataque. Quando se alcança esse objetivo deve-se engatar outro ataque de imediato para bloquear a chance de um contra-ataque, tal como um chute faca do pé pelas costas ou um “gwa choy” giratório.

A palma reta é normalmente usada antes de outras técnicas. Depois de ser desferida é necessário conectar outro ataque de imediato. Depois do deslocamento para outra postura é importante posicionar as mãos em uma posição defensiva.

Alvos principais do ataque

  1. Olhos
  2. Nariz
  3. Entre o lábio superior e o nariz
  4. Mandíbula
  5. Orelhas
  6. Laterais do pescoço
  7. Garganta
  8. As articulações que dão força aos braços do oponente

Apresentação1 (2)

GOLPE DA PALMA DUPLA

Quando ambas as palmas atacam numa mesma circunstância, uma função de ataque-defesa é realizada. A ação ocorre quando uma das palmas bloqueia o ataque do oponente e a outra contra ataca de imediato. Esta é uma técnica de ataque surpresa e também pode forçar o oponente a recuar.

8 (3)

PALMA ASCENDENTE

Ataque com a mão da guarda da frente. Como o movimento envolve uma área grande, outras técnicas são necessárias para ajudar. Quando observa um ponto de abertura na garganta do oponente, por exemplo, um aprendiz bem treinado irá imediatamente mudar o ataque para  uma faca da mão ou garra para prender a garganta do oponente.

A palma ascendente, ao contrário da faca de mão que é um a ataque que pode ser feito para cima e para baixo, requer que se ataque em uma linha inclinada de baixo para cima. Ela cobre uma distância muito curta, mas é muito potente. É adequada para um contra ataque

Os alvos principais da palma ascendente são as laterais do pescoço e a garganta. Ela pode fazer o oponente desmaiar ou sufocar.

 

Anúncios

8 comentários Adicione o seu

  1. Marcela disse:

    Olá, gostaria de saber onde eu compro este livro, pois não acho em nenhum lugar.
    Abraços.

    Curtir

    1. orderfromnoise disse:

      Oi Marcela, também não consegui em português, por isso traduzi alguns capítulos. Eu tenho ele PDF em inglês. Se você quiser posso te enviar por e-mail. Abraços e kin lay!

      Curtir

      1. Lucas Lagôa disse:

        Fique muito intrigado com o livro, será que poderia estar me mandando o pdf dele ?
        Meu email é lucas_laila@hotmail.com.
        desde já agradeço pelo própria tradução, kin lay!

        Curtir

      2. orderfromnoise disse:

        Vou enviar agora Lucas com os três capítulos que traduzi (mal, rs)

        Curtir

  2. Oi!
    Achei muito bom o seu post!
    Você pode me enviar o livro PDF em Inglês, mesmo?
    Meu e-mail é: fernanda.n.m@gmail.com

    Você sabe onde posso encontrar mais material sobre Choy Lay Fut?

    Obrigada!!!
    Abraço

    Curtir

    1. orderfromnoise disse:

      Desculpe a demora Fernanda! Vou enviar sim 🙂

      Curtir

  3. Fernando disse:

    Olá!
    Por gentileza, me mande ele também

    Obrigado

    Curtir

  4. Rafael Galvão disse:

    Bom dia!

    Por favor, você poderia me enviar seu material de Choy Lay Fut? Sou estudante desse estilo de Kung Fu, gostaria de, se possível, obter este e outros materiais que você tenha.

    Obrigado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s