Nei Jia: O Kung Fu Interno

chen-tai-chi-in-white-suit-at-Shanhai

Ana Calazans

Clique abaixo e leia os artigos II e III da série

Nei Jia: O Kung Fu Interno II – XINGYIQUAN
Nei Jia: O Kung Fu Interno III – BAGUAZHANG (PA KUA CHANG)

Atualmente estima-se que existam cerca de 300 estilos de kung fu. A riqueza marcial chinesa é tão vasta que acabou se tornando mais simples abraçar dezenas de escolas e estilos em um único termo. Existem, é claro, explicações culturais para isso, como o fato da China em sua história recente ser um país refratário à troca de informações com o mundo e também a inclinação (por razões socio-políticas) para a reserva e o esoterismo das famílias e dos mestres que vieram no século passado para o Ocidente.

As artes marciais chinesas costumam ser divididas em estilos de acordo com sua localização geográfica (Norte e Sul), desenvolvimentos familiares, formas imitativas (animais, conceitos, objetos) e diferenças relativas à linearidade e circularidade dos golpes. A distinção mais utilizada é a que é feita entre os estilos Interno (Nei Jia), que coloca ênfase no fluxo de energia, controle corporal e concentração, e Externo (Wai Jia), que tem foco prioritário na força muscular e na mecânica dos golpes.

Hubei1
Mapa da China com a província de Hubei, berço do Nei Jia, destacada em vermelho e a de Henan logo acima

O Estilo Externo é comumente identificado com o Templo Shaolin de Henan e com as técnicas do Norte e o Interno com o mosteiro taoista da Montanha  Wudang, na província de Hubei, e com as características do Sul. Esse tipo de generalização, entretanto, apresenta muitos problemas.

Um deles diz respeito à ideia de que os estilos do Sul são de linhagem eminentemente taoista e não tem vinculação com a tradição Shaolin (e com o Budismo Chan-Zen). No Sul, a tradição Shaolin deu origem a muitas linhagens familiares, como o Hung Gar, o Choy Gar e o Lay Gar. E também  a estilos que guardam uma identidade profunda com a filosofia Chan, como o Choy Lay Fut, que foi criado a partir da mescla de técnicas do Lay Gar com as dos monges budistas Choy Fook e “Grama Verde” – que transmitiu a seu criador Chan Heung a técnica da “Palma de Buda” ou “Fut Gar”.

Outro problema é a ideia equivocada de que todo estilo interno veio necessariamente de Wudang e, por fim, a maior distorção: a de que os estilos internos não são marciais, ou seja, não apresentam características yang, não se prestam ao combate. Estes tipos de simplificação tornam comuns frases como a que diz: “Externo no Norte, Interno no Sul”.

Sakyamuni, Lao Tzu, and Confucius ming
Sakyamuni, Lao Tsé e Confucio representados em obra do período Ming

Na China, e também no Japão, as artes marciais guardam uma relação íntima com a espiritualidade. Ao longo dos séculos as três principais correntes espirituais chinesas, o Budismo Chan, o Confucionismo e o Taoismo, se mesclaram e influenciaram mutuamente.  O Nei Jia é vinculado cultural e espiritualmente ao Taoismo (doutrina que tem como base os escritos de Lao Tsé e Zhiang Zi) e a noções como a Teoria dos Cinco Elementos, o Yin e Yang, geração e direcionamento do chi (qi),  alquimia taoista, medicina tradicional chinesa e I Ching.

Este artigo, que vou dividir em quatro partes, vai enfocar os três maiores e mais conhecidos Nei Jia, o Xingyiquan, o Bagua Zhang e o Taijiquan (que juntos são chamados de “Dragão Interno”), de forma objetiva e sucinta sem se aprofundar em suas faces espiritual e filosófica.

 Abaixo três docs panorâmicos sobre Nei Jia

Opening Dao – Doc sobre Artes Marciais Taoistas

opening_dao_post

New Frontier HQ Chinese Kungfu (06) Wudang Kungfu

Kung Fu Quest – Wudang ep 1 eng sub

Novo(a) Microsoft PowerPoint Presentation (2)

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s