Artigo Traduzido: Alcançando o equilíbrio e integração num sistema de arte marcial

  kungfu1 (2)

Por Salvatore Canzonieri*, New Jersey

Artigo publicado no Han Wei Wushu Newsletter (April 1995 issue #12) achado neste link 

Tradução Ana Calazans

Uma visão integrada de uma arte marcial é aquela em que um praticante está no centro de uma interligação equilibrada de elementos essenciais. Estes fundamentos são:

1) Condicionamento (alongamento, desenvolvimento corporal);

2) Footwork (transições e posturas);

3) Técnica Física (socos, pontapés, imobilização, travamento articular);

4) Chi & Nei Gung (formação interna, respiração adequada);

5) Formas (justaposição tradicional de posturas e movimentos);

6) Meditação (desenvolvimento espiritual);

7) Autodefesa (estratégia); e

8) História (o desenvolvimento cultural e o contexto).

Somente com a existência desses elementos essenciais um sistema de arte marcial é completo.

Cada um desses elementos se desdobra a partir do outro e existem em um equilíbrio harmônico em relação aos outros. Quando estes oito elementos essenciais são integrados em conjunto (vividos como uma cadeia orgânica), eles formam uma rede sinérgica que pode ser experimentada como mais do que apenas a soma de suas partes. O feedback gerado entre os elementos dá origem a uma inteligência que fala diretamente ao praticante. Ele ou ela pode avaliar sua performance, desenvolvimento e crescimento no sistema por via da medição do grau de superioridade ou inferioridade da ênfase em cada um dos elementos. Quando o equilíbrio é alcançado, cada um encontra por si mesmo seu centro ideal e está em harmonia com o sistema. O praticante se torna “a forma” de realização dos elementos essenciais e, portanto, capaz de conduzir por si mesmo os caminhos do sistema e suas regras.

plum_flower_maidens_dianshizhai_huabo

Assim, os elementos essenciais que compõem este sistema integrado trabalham juntamente com o praticante tanto para reforçar como para ajustar o efeito entre cada “elo”, de modo a formar um sistema completo e inteligente que é capaz de promover o crescimento físico, mental e espiritual e o bem-estar. O sistema funciona como uma máquina de “transformação” que muda o usuário para melhor. É a expressão dessa mudança positiva que leva a pessoa a ser um verdadeiro artista marcial, pois um artista é alguém que pode expressar seu ambiente de uma forma única, criando uma obra de arte que por sua vez produz efeitos nas pessoas que vivenciam seu trabalho.

Estes oito elementos se combinam para descrever tanto as regras (estrutura) como as formas (fluxo de processo), através das quais um sistema de arte marcial opera. Ao formar a sua estrutura, os elementos criam a dimensão de organização de um sistema, permitindo a cada um saber como fazer “o quê” e (através da interação com o fluxo do processo) onde. Ao formar o seu fluxo de processo, os elementos criam a dimensão do planejamento de um sistema, permitindo a cada um saber quando fazer “o quê” e (através da interação com a estrutura) “por quê”. Juntos, eles permitem agir com sucesso durante uma situação.

12qigong

Além disso, estes oito elementos são essenciais para um sistema da arte marcial principalmente porque por excesso de ênfase no planejamento (fluxo de processo), um sistema se desintegra devido à falta de regras, e por excesso de ênfase na organização (estrutura), um sistema estagna devido à pouca variedade de caminhos. Sem um equilíbrio, um sistema de arte marcial é ineficaz e ineficiente, as suas regras são demasiado pesadas ​​e suas expressão muito confusa. Para o praticante, o resultado é um eventual desinteresse ou mesmo um dano físico.

Sem o devido condicionamento, não se tem força, resistência e flexibilidade, o que leva a um desgaste debilitante. Sem um footwork adequado, não se tem estabilidade, graça e mobilidade, tornando o equilíbrio e a capacidade de manobra difícil. Sem técnica física adequada, falta energia, velocidade e habilidade, levando à derrota. Sem Chi / Nei Gung, se tem falta de energia interna, de saúde e espírito, o que provoca respiração inadequada e enfraquecimento dos órgãos. Sem formas adequadas, não há beleza, agilidade e capacidade, levando ao desperdício. Sem meditação, falta serenidade, visão e perspicácia, trazendo dúvida e confusão. Sem a devida autodefesa, falta proteção, confiança e unidade, levando ao temor. Sem história, não se tem propósito, instrução, conhecimento e cultura, o que traz a ignorância.

bodhidharma-total-abstraction

Assim, cada elemento tem de estar presente em um sistema de arte marcial ou então ele não é completo. Deve-se examinar sua prática da arte marcial e observar se ela está no centro de uma rede equilibrada. É raro hoje encontrar uma escola que englobe todos estes oito elementos essenciais. Sem eles, um estilo de arte marcial não é nem uma verdadeira arte nem um sistema completo.

As artes marciais chinesas tradicionais têm todos esses elementos essenciais para oferecer. Isso permitiu a elas existirem por cinco mil anos, se espalharem por todo o mundo, mudarem para se adaptar ao seu ambiente e influenciarem quase todos os outros estilos de arte marcial conhecidos hoje. A sobrevivência e o sucesso contínuos da arte marcial tradicional chinesa só podem ser explicados devido a sua integridade em equilibrar os oito elementos essenciais e fornecer, assim, aos seus praticantes um treinamento de vida completo e inteligente.

33eu9w2

* Salvatore Canzonieri é um artista marcial e escritor freelance de várias publicações (Wushu Kungfu, Han Wei’s Wushu, Seconds, EXIT, entre outras), com experiência em Taiji, Shaolin do Sul, Shaolin do Norte, Qigong e vários outros estilos tradicionais de Kung Fu. Ele está atualmente pesquisando o material para uma Enciclopédia da História e das Formas do Kung Fu Chinês Tradicional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s