As Três Fontes do Choy Lay Fut II – Lee Gar

Ana Calazans

Leia a Parte I – Choy Gar 

Leia a Parte III – Fut Gar

 

Lee Gar

Além de ser um dos cinco maiores estilos do Sul, o  Lee Gar, também chamado Li Gar ou Punho da Família Li, é também um dos cinco originários dos Templos Shaolin do Sul. Como dito no primeiro artigo desta série de três, a estruturação inicial desses estilos coube a Gee Seen, ou Tze Shein. Gee era um monge do Templo de Henan que era mestre no conceito de ‘Ng Hang’, Cinco Elementos (Ng significa cinco em chinês).

Ao chegar ao Templo de Fujian, ou ao Templo Shaolin do Sul de Kwong How em Guangdong, segundo outras fontes, ele incorporou técnicas do Norte as técnicas de curto e médio alcance dos estilos meridionais e mesclou seu conceito dos Cinco Elementos com o dos Cinco Animas, ‘Ng Yin’, típico do shaolin do Sul: Dragão, Serpente, Tigre, Pantera e Garça. A combinação dos dois conceitos de combate foi o pilar de formação dos cinco estilos familiares do Sul da China.

De acordo com a tradição, o Lee Gar foi criado por Li Ba San e sistematizado por Li Yau San. Li Ba San era um dos dois discípulos do lendário monge taoista Pak Mei, que havia, no entanto, aprimorado seu kung fu no Templo Shaolin. Após a queima do templo pelos manchu, Pak Mei se refugiou no Monte Emei em Sichuan. Entre outras artes, ele é considerado o criador do Estilo do Dragão, uma das influências secundárias do Lee Gar. Li Ba San foi posteriormente aceito no Templo Shaolin do Sul onde Gee Seen havia se refugiado.

Li Yau San teria, assim. aprendido técnicas de dois mestres e depois decidiu tornar-se um leigo. Após deixar o templo, ele viajou para a cidade de San Woi, em Guangdong, e abriu um mercado de ervas medicinais; foi neste local que travou conhecimento com Chan Heung e passou a ensiná-lo.

Características do sistema

Sendo um dos estilos familiares mais obscuros, o Lee Gar hoje é raramente visto e ensinado, mesmo nas regiões de Guangdong e Hong Kong. Sua ética é derivada de fontes tanto budistas como taoistas, por isso muitos estudiosos sustentam que ela seria semelhante ao credo de Pak Mei:  “Respeite seus antepassados no Kung Fu antes de poder reivindicar o respeito ao seu Kung Fu. Aprenda a ser justo e a temperar sua conduta antes de poder aprender Kung Fu. Se você ‘conhece’ Kung Fu, não pode cometer quaisquer ofensas ilegais. O verdadeiro praticante de Kung fu nunca ofende e nem machuca”.

O Lee Gar é um sistema de médio alcance com muitas técnicas de punho, em especial as estocadas de pantera e ‘pancadas’ de palma. O foco está na precisão, agressividade e agilidade dos golpes – o estilo é considerado muito parecido como Hung Gar. Utilizando punhos dos cinco animas, o estilo usa com mais frequência o punho da pantera e a garra de tigre (Fu Jau). É também conhecido como uma técnica que costuma exigir que o praticante  vá além dos limites normais de seu corpo e exige uma base sólida e muito equilíbrio.

Com uma mescla da estabilidade e potência dos punhos do Sul com a velocidade do Norte, o sistema privilegia habilidades explosivas e rápidas de pernas e chutes, pequenos saltos, inclinações e torções do tronco, grande mobilidade no footwoork, golpes com cotovelos, agarramentos e trabalho conjunto de quadris e pernas. Uma das formas do sistema é o Ng Ying Kuen (Punho dos Cinco Animais) – mas não há como saber se é semelhante à forma atualizada praticada no Choy Lay Fut.

As fontes que pesquisei foram contraditórias com relação às armas do sistema: uma afirma que eram muitas, incluindo as tradicionais armas shaolin; outras duas destacam seu uso reduzido. De qualquer forma é certo que o estilo tinha técnicas de bastão médio e longo, correntes, facas duplas, facão, várias técnicas de leque, chicotes, banco longo e toi chas variados, inclusive contrapondo armas com punhos.

Mais uma vez tive dificuldade em achar vídeos confiáveis do estilo. Publico esse porque achei que as caracerísticas da forma lembram tanto  o Choy Lay Fut como o Hung Gar.

Li Family Five Animal (Li Gar Wu Xing Chuan)

Quer ajudar o Blog?

Ajude a manter o Zenkungfu ativo e criativo com uma doação. Você pode doar R$5, R$ 10,ou o quanto quiser e puder é só clicar no botão abaixo.

btn_donateCC_LG

Anúncios

6 comentários Adicione o seu

  1. Conrado disse:

    conheço o Ng Yin Kuen do Choy Lay Fut.. é completamente diferente.. e diga-se de passagem bem mais bonito ^^

    Tem um pedaço dele no Youtube salvo engano, com o Mestre Lee Koon Hung executando ^^

    Curtir

    1. orderfromnoise disse:

      Sim Conrado é lindo mesmo, uma das formas que mais gosto, as outras preferidas são o Hok Yin Kuen (Forma da Garça) e a forma do Leque do Dragão

      Curtir

  2. orderfromnoise disse:

    Obrigada por comentar Conrado 😀

    Curtir

  3. Conrado disse:

    das formas de mão.. é a que eu mais gosto de executar.. passei muito tempo na faixa marrom :X

    mas a minha favorita é a lança.. Sap Sahm Mui Fa Yien Cheung 😀

    Hok Yin Kuen e o Leque são meio aerodinâmicos demais pra minha forma física.

    HAHAHAH 😀

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s