Artigo Traduzido KUNG FU MAGAZINE: A RARA FORMA DO ‘BÊBADO” DO CHOY LAY FUT

759d987f4063e13d5cdcb3f5aa4620f5

Por Joe Keit

Tradução: Ana Calazans

Leia aqui texto sobre o Zui Quan – A Forma do Bêbado

Muitos artigos foram escritos sobre a ‘Forma do Bêbado’ nos diferentes estilos, cada um tentando esclarecer sobre uma das variações mais provocantes e incompreendidas do kung fu. Existem muitos mitos e lendas que cercam a forma, que intriga até mesmo as pessoas que não praticam kung fu. E ainda existem filmes, como ‘Drunken Master’, que continuam a excitar o público e manter as pessoas interessadas sobre o verdadeiro significado por trás do ‘Punho do Bêbado’.

Apesar de sua popularidade é muito difícil encontrar um professor bom e que realmente conheça essa forma de kung fu. Além disso, a maioria das pessoas tem dificuldade em aprender, especialmente com o grande número de formas compostas atualmente com pouca ou nenhuma técnica para o combate. Neste artigo, a exploração do kati do bêbado do sistema de kung fu Choy Lay Fut irá lançar alguma luz sobre os conceitos essenciais da original, enigmática e, definitivamente, mais tradicional rotina marcial chinesa,

Forma do Bêbado do Choy Lay Fut

O Choy Lay Fut é um estilo tradicional do Sul da China que é conhecido pela sua eficácia como um sistema de combate completo e também por conter uma grande quantidade de formas de armas e de mão. Sendo um sistema único, tem influências dos sistemas de kung fu do Norte, bem como de fortes técnicas de mão características do kung fu do Sul. A Forma do Bêbado do Choy Lay Fut é rara, menos conhecida que a versão do Wushu, e pouco conhecida até mesmo por muitos praticantes. Mesmo não sendo popular, o kati é muito dinâmico, poderoso e tem muitas técnicas de autodefesa eficazes.

O kati se chama “Joi Baat Seen Kuen”, ou “Os Oito Imortais Bêbados.” Mestre Li Siu Hung, um dos mestres mais importantes do mundo no sistema Choy Lay Fut, que se transferiu em 1994 de Hong Kong para Ft. Lauderdale, Florida, é um dos raros mestres de Choy Lay Fut vivos que conhecem a forma. Este artigo é baseado em seus ensinamentos.

Em Hong Kong, quando o Grão-Mestre Lee Koon Hung estava ensinando kung fu entre 1968 e 1993, muitos de seus estudantes não tinham interesse de aprender o ‘Punho do Bêbado’. Ele ensinou a forma a pouquíssimas pessoas, não só porque é uma forma de alto nível, mas também porque ninguém demonstrou interesse em aprendê-la. A maioria dos praticantes de Hong Kong só haviam visto os sets contemporâneos do Wushu e pensavam que a rotina serviria mais para demonstração do que para luta. Os estudantes de Lee Koon Hung eram em sua maioria lutadores de contato total. Ao chegar na América, tanto o Grão-Mestre como seu irmão, Mestre Li Siu Hung, foram questionados inúmeras vezes por estudantes americanos sobre a forma do bêbado. Com este interesse renovado, Mestre Li vem desde então ensinando a forma em seminários e lançou um vídeo para que todos possam aprender.

Bêbado?

A maioria acredita que as pessoas que executam a forma do bêbado estão tentando agir como se estivessem embriagadas, e esta concepção é correta. Um engano comum, no entanto, ainda permanece: o de que você precisa ter bebido para executar este estilo, e isso está longe da verdade. Pode até ser perigoso.

O conceito chave do estilo é imitar os movimentos de um bêbado para enganar o oponente fazendo-o acreditar que se está realmente embriagado, e, assim, confundir seu adversário sobre quando e onde você vai atacar. Isso é feito primeiro arrastando os pés e usando passos em falso, confundindo seu oponente sobre a direção em que está se movendo. Depois de treinar estes passos em falso por algum tempo você pode se tornar muito preciso em seu movimento. Posturas baixas não são muito utilizados nesta forma, mas a postura deve ser flexibilizada de modo que você possa chutar ou mover-se rapidamente em um determinado momento.

O estilo Bêbado Choy Lay Fut também incorpora diferentes movimentos oscilantes do corpo e braços. Em alguns casos rolar e cair no chão distrai o adversário; e treinar ajuda você a aprender a cair corretamente. Muitos animais usam uma estratégia similar quando confrontados com um oponente em sua sobrevivência diária.

O corpo deve trabalhar em unidade precisa, mesmo que exteriormente a forma deva parecer a de um bêbado descoordenado. As partes superior e inferior do corpo desempenham juntas um papel importante ajudando o praticante a gerar energia e deslocar-se de um movimento a outro. De modo similar aos estilos internos, o corpo se move em primeiro lugar e as mãos o seguem com movimentos explosivos gerados a partir da cintura. O estilo bêbado tem muitos elementos internos e é considerado uma das “formas internas” do Choy Lay Fut.

Outro aspecto importante deste estilo é permanecer relaxado. Muitas vezes os alunos têm dificuldade em relaxar enquanto praticam formas e muitos executam seus movimentos de maneira rígida. Para um novato, relaxar pode ser uma coisa muito difícil de fazer, mas quando você está mais relaxado pode se tornar mais flexível, ágil e seus reflexos são estimulados também. A forma é realizada em um estado semi relaxado, mas não se deixe enganar porque a qualquer momento os movimentos podem tornar-se instantaneamente explosivos e condensar muita potência. Todos os golpes na forma – golpes da mão, chutes e chutes com salto – são feitos com grande precisão e devem expressar esse poder explosivo.

Poder

A Forma do Bêbado se concentra em usar todo o corpo para gerar energia com a precisão de cada movimento. Ser mais preciso começa com seus olhos sempre vigiando seus movimentos. Geralmente seus olhos devem seguir suas mãos, mas manter o seu principal centro de visão na área onde seu oponente está. Certifique-se de que seus olhos se movem com seus movimentos, não toda a sua cabeça.

Mesmo que esta forma imite a embriaguez, você deve estar completamente ciente de si mesmo e seu entorno. Nunca deixe sua cabeça mover e balançar muito, e nunca a deixe cair. Mantenha as costas retas, olhos focados e seus movimentos relaxado. Estas orientações servem para todas as formas Choy Lay Fut, e não apenas para a do bêbado.

“O aspecto mais negligenciado do estilo bêbado é a expressão do indivíduo que a realiza. Esta é a parte mais importante a ser focada no treinamento avançado. É a expressão de si mesmo que dá vida a todas essas técnicas e ajuda no autoconhecimento”

Relaxado você é capaz de liberar ainda mais poder. Por exemplo, se você usar seu ombro quando golpeia, tencionar o músculo, mas não usar todo o seu corpo [ no movimento] das pernas até o braço, então você está usando apenas uma pequena percentagem da força que tem.

O ‘Bêbado’ ajuda você a usar o seu corpo em um estado relaxado. Imitando um bêbado você não se concentra nas técnicas de luta em primeiro lugar; você tenta obter os movimentos para ser mais flexível, e, em seguida, tenta entender o sentimento entre os movimentos. Portanto, você relaxa e pode começar a usar um maior poder explosivo. Também começa a sentir a conexão de todo o seu corpo através de todos os seus movimentos. Sua energia deve fluir pelo caminho que vai de seus pés até seus braços. Isso ajuda seu treino se tornar mais eficiente, economizando energia e utilizando mais potência, e também vai aumentar a velocidade que com que você desenvolve seus movimentos.

Devastadoras Técnicas de Mãos Bêbadas

Esta forma do Choy Lay Fut também é muito popular por suas técnicas de mão devastadoras. Em estilos tradicionais de kung fu, técnicas de autodefesa são mais valorizadas do que movimentos acrobáticos e de entretenimento.  É muito importante para um praticante de kung fu tradicional sempre praticar e aplicar o conhecimento das formas em legítima defesa real, ou as técnicas serão perdidas para sempre.

As técnicas variam na forma e um padrão pode assumir vários significados. Uma técnica chamada de “Biu Sao”, traduzido literalmente “punho de taça,” [copo ou xícara] imita a forma de sua mão quando você está segurando uma xícara do tamanho de uma xícara de chá média. Isso coloca sua mão em uma boa posição para bloquear e atacar. Além disso, mantém a sua mão e braço prontos para uma ampla variedade de técnicas e faz com que os ombros estejam prontos para movimentos explosivos. O pulso está em uma posição onde pode facilmente atacar ou bloquear e os dedos encurvados, o que ajuda na retenção dos braços de um oponente ao bloquear. Os braços podem ser utilizados para técnicas de curto ou longo alcance combinados com várias fintas e ataques.

Estas técnicas de mão são geralmente muito circulares e têm inúmeras aplicações. Os movimentos do braço ajudam a desviar ataques de seu oponente enquanto você está contra-atacando e também podem ser usados para agarrar um adversário. Os braços ajudam seu equilíbrio, seus movimentos e adicionam mais poder a técnicas tais como o chute crescente com salto. Os braços também são usados ​​para criar mais força de elevação do chão e enviar mais poder ao pé.

Além disso, e atestando a sua integralidade, a forma do bêbado possui movimentos para quedas e agarramentos. Todos esses movimentos são unitários e desenvolvidos pela prática diligente.

Pés Bêbados

Os pés são igualmente importantes na forma do Bêbado do Choy Lay Fut, não só para confundir o adversário, mas também para técnicas de chutes explosivos. Ao executar essa forma você está constantemente mudando o seu peso, o que torna mais fácil confundir o adversário com chutes rápidos sem perder tempo com movimentos desnecessários. Os vários chutes podem ser usados como técnicas reais ou falsas, utilizadas para atacar ou atrair o seu oponente para uma técnica diferente. Alguns dos movimentos são semelhantes ao boxe, com fintas de pugilista e esquivas de um lado para o outro. Na forma do bêbado os pés desempenham um papel importante para o qual você deve atentar quando praticar a suas técnicas.

Batidas da mão combinadas com técnicas de chutes são feitas repetidamente com vários golpes executados ao mesmo tempo. Ao atacar seus oponentes com muitas técnicas certamente alguns vão romper a guarda.

Chutes com salto tornam-se mais rápidos e mais altos com o corpo relaxado obtido com a prática da forma. O balanço dos braços ajuda o praticante a saltar mais alto e concentrar mais poder no chute. Após a ‘aterrissagem’ do salto, os movimentos são afiados e focados, mostrando a habilidade do artista. Mas o mais importante é a combinação de mãos e pés, que funcionam juntos para confundir o adversário com ataques do tipo metralhadora. Ambos são usados ​​em várias combinações de ataque e retirada.

Expressão

O aspecto mais negligenciado do estilo bêbado é a expressão do indivíduo que a realiza. Esta é a parte mais importante a ser focada no treinamento avançado. É a expressão de si mesmo que dá vida a todas essas técnicas e ajuda no autoconhecimento, especialmente através de suas técnicas e movimentos. Depois de praticar por algum tempo você deve ser capaz de executar os movimentos sem pensar, e torná-los os mais naturais possível.

Quando você está se expressando através dos movimentos, tudo flui mais naturalmente e você sente como se os movimentos fossem parte de você. Ao executar a forma, você não expressa a forma, a forma expressa você! Então você tem muito mais liberdade para trabalhar. Esta forma pode ser algo grande para que o praticante aplique tudo o que aprendeu e possa colocar todo o seu ‘eu’ nela.

A forma tradicional Choy Lay Fut do ‘Joi Baat Seen Kuen’ contém movimentos utilizados para combate em um padrão fácil para qualquer um recordar e que tem sido passado de mestre para mestre. Depois que os movimentos na forma forem aperfeiçoados, o praticante pode fazer o seu próprio padrão usando as técnicas do formulário. É importante sempre lembrar que todos são diferentes e todos nós temos diferentes habilidades; em seu treinamento avançado você pode adaptar a forma de acordo com suas próprias habilidades. Isso acaba por libertar a mente do pensamento e ajuda você a sentir mais naturalmente os movimentos em qualquer situação, seja de treinamento, sparring, ou, na mais profunda tradição do Choy Lay Fut, em um combate da vida real.

Sobre Joe Keit:

Joe Keit é instrutor da Lee Koon Hung Choy Lay Fut Kung Fu Association em Ft. Lauderdale, Florida. Treinou com o mestre Li Siu Hung e com o Grã-Mestre Lee Koon Hung.

hung-ga-kyun-eight-drunken-immortals

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s