Tradução Taisen Deshimaru:Olhando para a sua Mente

10553640_740192232719526_8367863142824414688_n

 

Taisen Deshimaru Roshi

*Tradução: Ana Calazans

Durante o zazen, os desejos, as ilusões, aparecem.  A maioria das pessoas acha que o zazen é  pôr fim às ilusões, aos pensamentos. Isto é um erro. Enquanto estamos em zazen, algumas vezes pensamentos e desejos surgem, e às vezes não surgem. Quando você dorme, os pensamentos não surgem. Quando você dorme em zazen, você não pensa.

Isto é um problema. O Zen de Dogen, shikantaza, não consiste em parar os pensamentos nem em perseguir ilusões. Durante o zazen, você pode observar a sua mente de forma completa. Este é o mérito do zazen.

Ao dançar, você não pensa, as ilusões não se manifestam. Como eu sempre digo, se um mosquito se aproxima, você não percebe isso, mas durante o zazen você é muito sensível a ele.

Um de meus discípulos que recebeu a ordenação bodhisattva me disse, “Durante o zazen, eu sempre tenho ilusões, bonnos. Mas durante a guerra, quando os aviões americanos voaram sobre nós, eu fiz zazen em casa, e então eu não tinha qualquer Bonno.”

Isso é muito interessante. Eu também, eu pratiquei zazen em um barco cheio de dinamite. Quando os submarinos inimigos se aproximaram, eu não tive nenhum bonnos, eu não conseguia pensar, somente estar em zazen.

Kodo Sawaki escreveu: “Este é um koan zazen.” No Rinzai, mestres dão koans aos seus discípulos: “O que é mu?”, “Qual era a sua natureza original antes de você nascer?” Durante o zazen, você pensa  sobre essas questões e não há mais espaço na mente para outras bonnos, outras ilusões. Então Kodo Sawaki disse:

O Shikantaza de Dogen é observar o nosso verdadeiro aspecto. Especialmente a natureza dos nossos bonnos, nossos lados ruins, como as bolhas flutuantes que os caranguejos fazem.

Esse é o mérito do zazen. Se você se concentrar em uma coisa, você não pode pensar em outra coisa. Se você beber saquê com uma gueixa, você não pensa em nada. Você não sente o pequeno inseto em seus testículos. Efeitos fluem na medida em que você vive os fenômenos cármicos.

Também está escrito no Shodoka:

Não corte ilusões,

Não busque a verdade [satori].

Isso é muito fácil de entender. Pensar em se tornar Buda ou em obter o satori durante o zazen é como dizer para si mesmo no trem, “Eu preciso chegar ao meu destino rapidamente.” Esse pensamento é totalmente inútil.

Assim, em Zen, as noções de fukatoku e mushotoku são muito importantes.

Fukatoku significa, impossível de obter. Fu: não; Ka: possível; Toku: aprisionar.

Mu: não; Shotoku: adquirir ou lucro.

O significado original da mushotoku é: não obter; sem ganho.

Um dia de zazen, um dia de satori.

Durante o zazen, temos satori, somos Buda, Deus. Sem zazen, nós não temos tal coisa. Então zazen é a postura sagrada, a mais alta. Durante o zazen, o mais nobre espírito santo se manifesta. O que é sagrado no mundo? Apenas a postura de zazen.

Em outras religiões, sampai e gassho são as atitudes religiosas mais elevadas. Mas zazen é a mais elevada postura, a mais profunda, a mais difícil, a mais sagrada.

Muitas pessoas no mundo realizam cerimônias. Mas ao praticar zazen juntos neste dojo, o lugar mais elevado, nós nos influenciamos mutuamente.

A atmosfera do grupo é muito importante. Aqueles que dormem influenciam os outros. Não é tão eficaz fazer zazen ao lado de pessoas que estão dormindo ou em movimento. Nossos vizinhos devem ser estimulados a praticar fortemente.

Se você fizer zazen depois de ter bebido álcool, isso também influencia os outros.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. orderfromnoise disse:

    Republicou isso em Ordem no ruído.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s