Os Animais Fazem Zazen Naturalmente – Mestre Kozan Kato

I0NJcbF

Tradução Ana Calazans
Link original aqui

As pessoas que não despertaram para a verdadeira natureza não cumpriram a sua missão como seres humanos. Para outras criaturas, até mesmo os insetos, não há necessidade de despertar. Eles encarnam a natureza da forma que são. Os seres humanos caíram de seu estado natural por causa da ilusão. Desta forma, eles despertam para a natureza original na qual tudo está unido ao sentimento original

A missão dos seres humanos é deixar de produzir as ondas [de pensamento] que ocorreram até agora como resultado do egoísmo. Quando isso é feito, um ser humano nasce pela primeira vez; esta é a definição de um ser humano. Sem essa experiência, não importa quão renomado ou eminente alguém seja, não importa quão grande tenham sido suas realizações na história, ele será, não obstante, um miserável, em nada diferente de um criminoso [à espera de morrer] na forca. Sem isso [experiência], não importa o quão respeitável se possa parecer, todo mundo (desculpe-me por dizer isso), até mesmo o imperador, é um vilão na forca. . . . Então, nós temos que fazer zazen. É a coisa mais importante na vida de um ser humano. Outros animais estão fazendo zazen, naturalmente, e assim eles não têm de fazer nenhum esforço especial. Mesmo insetos, vermes, estão todos fazendo zazen.

Cães e gatos discriminam. Eles têm a verdadeira discriminação. Os seres humanos têm uma discriminação ilusória. Cães, gatos e insetos sentem calor quando está quente, frio quando está frio, mas eles não discriminam na ilusão como os humanos. Os seres humanos se praticassem zazen também iriam naturalmente atingir este estado.

[Extracto de ‘Viver e Morrer no Zazen: Cinco mestres Zen do Japão moderno’, Arthur Braverman, 2003.]

Zazen (Jap. Lit. za ‘sentado’ e ‘zen absorção meditativa’)

 

 

 

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. orderfromnoise disse:

    Republicou isso em Ordem no ruído.

    Curtido por 1 pessoa

  2. orderfromnoise disse:

    É tudo verdade…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s