Tradução Lee Koon Hung – CAP 2 POSTURAS “Choy Lay Fut:The Dynamic Art of Fighting”

51BZJV664YL._SX345_BO1,204,203,200_

 

Tradução Ana Calazans

SECÃO I – POSTURAS

As posturas são a fonte das habilidades e da potência dos movimentos. Além disso, o equilíbrio do corpo depende delas. As posturas do Choy Lay Fut incluem muitas formas, tais como as posturas frontais, laterais, amplas, limitadas e formas de uma única perna.

Quando alguém aprende as técnicas e formas das diferentes posturas bem pode aplicar de forma adequada qualquer postura de acordo com a situação.

As posturas do Choy Lay Fut exigem um nível especifico de estabilidade e firmeza, mas não são como as dos estilos rígidos e inflexíveis.

  8

Com o objetivo de indicar a posição correta das posturas, as diferentes direções, frente, trás, esquerda, direita e centro são representados pelos pontos de A a M. O ponto M é a direção central, o centro de gravidade do corpo humano. O ponto A é a direção voltada para a frente. O ponto G é o voltado para as costas. O ponto D a direta e ponto J a esquerda.

 POSTURA DA FORQUILHA (POSTURA DO CAVALOSEI PING MA)

 7

AÇÃO: O corpo está em uma posição de agachamento para sentar-se, mantenha uma distância ampla entre os pé, os dedos dos pés apontam para a frente

FUNÇÃO: Abaixa o centro de gravidade de maneira a promover maior potencia. Quando se adota essa postura e se gira para atacar a força é incrementada.

USO: Essa postura raramente é usada em uma luta real. É utilizada sobretudo para o treino muscular e para o aluno saber a forma correta de aplicar a força.

Muitos estilos do Kung Fu exigem posturas muito  firmes dos  praticantes. Os professores pensam que as posições devem ser tão firmes como árvores enormes que se enraizaram profundamente no solo; por essa razão eles sempre exigem de seus estudantes que permaneçam em uma postura fixa por muito tempo. Na verdade isso é muito pouco saudável. Durante cem anos, o Choy Lay Fut fez oposição a esse tipo de prática de postura. O motivo é que o estilo prefere a precisão, o equilibrio e a flexibildade nas posturas ao invés do exagero na imobilidade. Eu espero que os leitores prestem muita atenção a esse ponto.

POSTURA E-CHI (POSTURA DO ARCO E FLEXA)

9

AÇÃO: Gire o corpo para a lateral; os joelhos ficam levemente dobrados; a perna da frente permanece no ponto A, a perna  posterior no ponto F.

FUNÇÃO: A posição das pernas é útil para a transição do movimento. Ambas as pernas podem fazer movimentos para a frente e ara trás, mudar para outras posturas ou chutar facilmente.

USO: Usada sobretudo na preparação para  luta; pode ser utilizada em qualquer oportunidade para atacar.

POSTURA CHI-NG

 6

AÇÃO: Em uma posição ligeiramente agachada; os dedos da perna da frente e da de trás estão posicionados nos pontos L e D, respectivamente. Os joelhos estão ligeiramente dobrados. O corpo está virado  para a frente e pronto para atacar

FUNÇÃO: Cada uma das pernas suporta o peso do corpo de forma igual, com o centro de gravidade estando no meio, permite o deslocamento de acordo com as situações em que os braços da frete ou de trás atacarem.

USO: Esta postura é particularmente adequada para ataques conectados com os braços da frente e o de trás. É uma postura que acompanha muitas das principais técnicas de ataque.

8

Diferênça entre as posturas E-chi e Chi-ng; acima E-chi e abaixo Chi-ng

 

Muitos estilos do Kung Fu exigem posturas muito  firmes dos  praticantes. Os professores pensam que as posições devem ser tão firmes como árvores enormes que se enraizaram profundamente no solo; por essa razão eles sempre exigem de seus estudantes que permaneçam em uma postura fixa por muito tempo. Na verdade isso é muito pouco saudável. Durante cem anos, o Choy Lay Fut fez oposição a esse tipo de prática de postura. O motivo é que o estilo prefere a precisão, o equilibrio e a flexibildade nas posturas ao invés do exagero na imobilidade. Eu espero que os leitores prestem muita atenção a esse ponto.

POSTURA INCLINADA PARA TRÁS (POSTURA DO GATO- DIU MA)

 5

AÇÃO: Gire o corpo para a lateral,mantenha uma distância normal entre os pés, a perna da frente com o pé em ponta, com o calcanhar para cima, a perna de trás fica firme no chão.

FUNÇÃO: 70% do peso e do centro de gravidade estão na perna de trás, a perna da frente está preparada para chutar ou para avançar.

USO: Essa postura torna o ataque mais inesperado e ágil durante o chute frontal, ela também  mantém o praticante pronto para um avanço ou recuo em um contra ataque.

POSTURA INCLINADA PARA A FRENTE (LA GWA MA)

2

AÇÃO: Corpo inclinado, os dedos da perna da frente apontam para o ponto A, com o joelho flexionado, deslize a perna traseira para trás, mantenha o joelho a 15cm do chão. Mantenha a linha interna da sola de seu pé de trás no ponto F, enquanto a outra lateral fica suspensa longe do chão.

FUNÇÃO: Adiciona potência ao ataque, mobiliza para um ataque inesperado e o deixa alerta para um contra ataque

USO: Todas as ações que acompanham essa postura dão grande potência. Alem disso, o ataque pode cobrir uma distância grande.

POSTURA DA GARÇA (HOK MA)

 3 (2)

AÇÃO: O corpo fica virado para o lado, suspenda o pé da perna da frente como proteção e e curve a sola para dentro. Mantenha a perna de trás firme no chão

FUNÇÃO: Postura esencial para defesa e ataque.

USO: Usada especialmente para defender o bloquear os chutes dos adversários e para preparar avanços ou recuos nos momentos em que o corpo não está equilibrado, essa postura pode fixar o corpo temporariamente e ameaçar o oponente para que ele seja contra atacado com chutes.

POSTURA EM FORMA DE GANCHO (POSTURA CRUZADA)

 1

AÇÃO: A lateral do corpo fica de frente para o oponente, os dedos do pé da guarda da frente giram em sentido horário ou anti-horário [a depender da guarda] para a posição onde  a curva interna da sola aponta para a frente. Quando o corpo gira e se mantém em uma posição agachada, o joelho da perna de trás encaixa no arco da perna frontal flexionada.

FUNÇÃO: Transfere o centro de gravidade rapidamente para a perna da frente. Além disso, o movimento giratório adiciona potência ao braço de trás quando ele  ataca.

USO: Um tipo muito especial de postura. Seu giro é uma forma direta e rápida de alterar o direção de ataque sem nenhuma mudança de passada. Ela é adequada  para o momento em que a mão da guarda da frente é puxada pelo oponente e também para quando o adversário avança, pois o giro rápido minimizar a força do ataque.

 

Continua…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s