Vídeo CLF – Lau Bun, Pioneiro do Kung Fu na América

Achei este vídeo bem interessante. Primeiro porque o texto é do professor Benjamin Judkins, um Ph.D. em Ciência Política pela Universidade de Columbia que também é um estudioso de artes marciais e criou, até onde sei, o único blog acadêmico dedicado ao tema, o Kung Fu Tea. Judkins é também praticante e pesquisador de Wing Chun. O vídeo conta a história do patriarca das artes marciais chinesas na América, Lau Bum (1891-1967), praticante de Choy Lay Fut e responsável pelo primeiro kwoon de kung fu no continente.

Em sua  introdução, Judkins destaca que no final do século XIX, o CLF se tornou o rosto público das artes marciais do Sul da China. Com milhares de praticantes, o estilo atuava também por via de associações de caridade e times de dança do leão. A maioria dos adeptos eram da classe trabalhadora,  como artesãos e marinheiros.

Com a invasão japonesa  e a “revolução cultural” maoista, o Choy Lay Fut, assim como o Wing Chun e o Hung Gar, sobreviveu no exílio, em lugares como Hong Kong, Cingapura e Califórnia. Judkins afirma que, como resultado dessa historia entrecortada, os estudantes de dentro e fora da China desconhecem o importante papel do CLF no desenvolvimento da moderna cultura marcial do Sul da China.

 

 Quer ajudar o Blog?

Ajude a manter o Zenkungfu ativo e criativo com uma doação. Você pode doar R$ 5, R$ 10, ou o quanto quiser e puder é só clicar no botão abaixo.

btn_donateCC_LG

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s