Tradução: ‘Kata’ por Taisen Deshimaru – Trecho de Zen e Artes Marciais

Imagem: kanji de Kyosaku, o Bastão do Despertar

Tradução Ana Calazans

P- O treinamento intensivo dos katas, os gestos básicos da técnica, não podem substituir a postura do zazen? Já que eles treinam a respiração, a concentração, a atenção…

R – Não se pode comparar a prática de uma meditação sentada, zazen, método de concentração, com o treinamento de exercícios de ação. Mas a pratica de zazen pode dar uma nova dimensão aos kata.

A verdadeira essência dos kata não se encontra nos gestos em si, mas no modo como a mente os torna justos. Não se deve pensar: “Devo fazer este kata desta maneira ou desta outra…”, mas exercitar o corpo-mente para criar, cada vez, um gesto total, no qual se encontre todo o ki, em um instante.

Viver o verdadeiro espírito do gesto: o kata, pelo treinamento, deve confundir-se com a mente. Quanto mais forte for a mente, mais forte será o kata.

P- Nos dojos de artes marciais existem muitos gestos que conduzem a concentração: a maneira de colocar os sapatos, os objetos pessoais, a saudação ao entrar…

R – Mas todos esses gestos são kata! A maneira de se comportar é kata. Quando se saúda, não se pode fazê-lo de qualquer maneira. No Ocidente se dá vagamente a mão e se inclina um pouco a cabeça; não se compreendeu nada da beleza do gesto! Temos que saudar de forma completa: juntar as mãos lentamente;  os braços retos, paralelos ao solo; a ponta dos dedos chega até a altura do nariz. Depois se inclina o ombro até o solo, potentemente. Deve-se erguer-se com as mãos ainda juntas e colocar naturalmente os braços ao longo do corpo. Corpo ereto, nuca ereta, pés no solo, mente tranquila. (Com um gesto majestoso, Taisen Deshimaru se levanta e nos saúda). Desta maneira você testemunha todo o respeito que sente por vosso adversário, por vosso mestre, pelo dojo, pela vida! Algumas vezes me perguntam por que me inclino diante da estátua de Buda no dojo: não é a estátua a quem saúdo, mas a todos que estão aqui comigo no dojo e também ao cosmos inteiro.

Todos estes gestos são muito importantes já que ajudam a manter um comportamento correto.  Significam dignidade e respeito, ajudam a nossa natureza a alcançar uma condição normal. Hoje em dia nada é normal, todas as pessoas estão um pouco loucas, com sua mente funcionando todo o tempo; veem o mundo de uma forma estreita, restrita. Estão devorados por seu ego. Creem ver, mas se equivocam: projetam sua loucura, seu mundo sobre o mundo. Não existe neles nenhuma lucidez, nenhuma sabedoria! É por isso que Sócrates, como Buda, e como todos os sábios, dizem antes de tudo: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás todo o universo!”.

Este é o espírito do Zen e do Bushido tradicional! Para isso, a observação do próprio comportamento é muito importante. O comportamento influência a consciência. Para comportamento justo, consciência justa. Nossa atitude, aqui e agora, influência a tudo o que nos rodeia: nossas palavras, nossos gestos, nossa maneira de estar, tudo isso influência o que se passa ao redor de nós e a nós mesmos. As ações de cada instante, de cada dia, devem ser justas. O comportamento no dojo reaparecerá em nossa vida cotidiana. Cada gesto é importante! Como comer, como vestir-se, como lavar-se, como ir ao banheiro, como economizar, como conduzir-se com os demais, com a família, com a esposa, como trabalhar, como estar completamente em cada gesto.

Não se deve sonhar a vida! Há de se estar completamente em tudo o que se faz. Este é o treinamento dos kata. O espírito do Zen e do Budo se inclina a isto: se trata de verdadeiras ciências do comportamento. Não tem nada a ver com a imaginação que transforma o mundo, como em muitas religiões. Devemos viver o mundo com nosso corpo, aqui e agora. E nos concentrar completamente sobre cada gesto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s